Consultas
MTC / ACUPUNTURA NA FERTILIDADE / INFERTILIDADE
Nesta consulta é realizada uma avaliação do estado global de saúde do casal ou pessoa, abordando desde a qualidade do sono ao funcionamento intestinal, hábitos alimentares, atividade física, níveis de stress, características do ciclo menstrual, presença de doenças associadas.
É sugerido um plano de tratamento que habitualmente inclui acupuntura, prescrição de suplementação e/ou fitoterapia chinesa, ajustes na dieta e estilo de vida.
A acupuntura melhora a circulação sanguínea aos ovários e ao útero, otimizando a qualidade dos óvulos criando um ambiente mais favorável à implantação do embrião.
A acupuntura atua no eixo hipotálamo-hipófise-ovário, ajudando a equilibrar as hormonas envolvidas na ovulação e ciclo menstrual. Reduz o stress e promove o bem-estar, ao promover a libertação de endorfinas e ao regular o sistema nervoso.
No homem otimiza a qualidade e quantidade dos espermatozoides.
É estudado o seu efeito na regulação do sistema imunitário e resposta inflamatória, ambos desempenhando um papel significativo na fertilidade.
Poderá recorrer a esta consulta a sós ou em casal, em fase de preconcepção ou em fase de concepção ativa.
ACUPUNTURA E TÉCNICAS DE PROCRIAÇÃO MEDICAMENTE ASSISTIDA
O recurso à acupuntura em conjunto com técnicas de Procriação Medicamente a Assistida (PMA), como inseminação intrauterina e fertilização in vitro, permite aumentar a probabilidade de sucesso destes procedimentos.
A acupuntura melhora o fluxo de sangue aos ovários e útero, potenciando a resposta à estimulação ovárica e aumentando a espessura do endométrio. Além disso, promove o relaxamento uterino facilitando a implantação.
Reduz o stress e atenua possíveis efeitos secundários da medicação ou tratamento.
Idealmente, a acupuntura deve ser iniciada 2 a 3 meses antes do início do procedimento com sessões semanais. É realizada uma sessão no dia da transferência do embrião e recomenda-se manter sessões semanais durante o 1º trimestre de gravidez.
ACUPUNTURA NA GRAVIDEZ
Apesar de ser um processo fisiológico natural, na gravidez o corpo da mulher passa por várias mudanças, a nível físico, emocional e hormonal que podem constituir verdadeiros desafios.
A acupuntura é uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na introdução de finas agulhas na superfície corporal em locais específicos da superfície corporal, escolhidos de acordo com o objetivo terapêutico. É praticamente indolor e muito seguro.
O recurso a fármacos na gravidez é limitado, pelo que a acupuntura representa uma opção segura para a gestão de alguns desconfortos que podem ocorrer durante este período, tais como: náuseas, azia, insónia, ansiedade, dor lombar, dor pélvica entre outros.
Também pode ser combinada com a técnica de moxabustão, que consiste em estimular um ponto de acupuntura com calor, para ajudar o bebé a “dar a volta” quando se encontra sentado ou mal posicionado. Recomenda-se realizar esta sessão preferencialmente entre a 34ª e a 35ª semana de gestação. É realizado ensino para dar continuidade em casa, conforme demonstrado no vídeo: https://youtu.be/cT1i51A-y4E
No final da gravidez, a acupuntura pode ser usada para estimular o início natural do trabalho de parto. Nesta consulta, também são ensinados pontos de acupressão, que podem ser estimulados pela grávida ou pelo acompanhante durante o trabalho de parto, visando alívio da dor ou facilitação do progresso do parto.
SAÚDE NA MULHER
O ciclo menstrual é um barómetro de saúde da mulher. Dores menstruais, ciclos muito irregulares, menstruações muito abundantes, ausência prolongada de menstruação não são normais e devem ser avaliadas, diagnosticadas e endereçadas convenientemente.
Nesta consulta poderá aprender a monitorizar o ciclo menstrual. Compreender como as diferentes fases do ciclo impactam o seu dia-a-dia, e vice-versa. Clarificar o que poderá ajustar no seu estilo de vida, como alimentação, rotinas de sono, exercício físico e outros, de modo a otimizar o mesmo.
A Acupuntura pode ser uma ferramenta eficaz no alívio da dor pélvica associada à endometriose, ajudando a promover o relaxamento uterino e a reduzir a inflamação.
Na síndrome do ovário poliquístico, a Medicina Tradicional Chinesa pode ajudar a estimular a ovulação e a tratar os problemas metabólicos relacionados.
Durante a fase da menopausa, é uma excelente opção para auxiliar na transição associada e no alívio de sintomas comuns.